quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pichação na Região Metropolitana de São Paulo.

Pichação na Região Metropolitana de São Paulo.
Por: Evandro Amaral Fernandes - Guga. Viva o Coletivo!

Entre as paredes, assobradados, prédios e edifícios da grande São Paulo, existe uma escrita altamente efervescente e nebulosa para milhões de pedestres e passageiros de coletivos que avistam das janelas todas as formas de arte urbana através da pichação, escrita esta movida por paixão a adrenalina, impulso a contravenção, ódio ao Sistema e instinto movido a tinta óleo ou látex e spray de todas as cores, mas principalmente o preto fosco, como diria alguns pichadores da grande metrópole, “nas veias do pichador de São Paulo, corre tinta de Spray preto fosco”.
Cito ódio ao Sistema, pois assim definem muitos adeptos da arte, onde talvez, alguns não saibam realmente o que significa ser a luta contra a Instituição Governamental em vigência ou sistema econômico global e se quer conheçam a Luta de classes e a emancipação do homem, conforme prevê Karl Marx. Não há consenso, nem números do IBGE para sabermos ao certo quantos pichadores estão em atividade ou aqueles que já se aposentaram na prática da arte urbana de São Paulo.
Desta forma, darei um exemplo de uma pichadora da região metropolitana de São Paulo em que extraí do Site oficial do grupo Túmulos, grupo também pioneiro na prática como é vista ainda nos dias de hoje pelas ruas das cidades da nossa Megalópole Bandeirante. Lembrando que eu não editarei o trecho da entrevista e postarei da mesma forma que eu a visualizei no site.

Segue entrevista abaixo:
A entrevista de hj é c/ a a Dina do SO’MINA, um dos pixos mais antigos de SP.
Comecei na pichação em 1989. Eu tinha 15 anos, estava cheia de vontade de viver, começava a conhecer muita gente e a sair pras,bailinhos, matinês, em boates. Juntos dos meus dois melhores amigos, o Alegria e Rapozão (João), começamos por brincadeira de bairro a pichar alguns muros da Vila Sonia. Com alguns roles, roles por perto de casa eu logo senti a energia do picho. Os dois não levaram a coisa a sério, mas eu sim! A sensação de pichar um muro, de colocar minha marca, me traziam muita alegria, satisfação e adrenalina. Logo fui convidada a entrar para um grupo de picho, os Pensativos, que tinha uns caras de bairros vizinhos. Puxa, eu me senti importante com o convite e daí em diante comecei a construir a minha história e me ir aos points do Centro, da Lapa e do Borba Gato e a sacar os pichos, os pichadores e a sentir toda a energia. Era muito gostoso freqüentar os points, fazer amigos, ir pras festas dos pichadores, eu me sentia em casa nesse movimento. É, Já não dava mais pra largar a latinha. Era muito gostoso freqüentar os points, fazer amigos, pra festas de pichadores, eu me sentia em casa nesse movimento. É, jaó não dava mais para pra largar a latinha.
Sente falta da pixacao? OQ vc ganhou e perdeu no tempo em que pixou?Tem algum conselho a quem esta comecando hj ?
SO' MINA -Sinto saudades daquela época! Eu ganhei muito, conheci a cidade - não as ruas, mas as vielas, as quebradas, os morros; conheci a barbárie - vi a miséria, vi gente do picho morando na rua, morando em alojamento, conheci gente que morava em um barraco 3x2 em oito pessoas, um monte de irmãos pequenos e aquela “casa” no meio do nada, só terra e tristeza, fui na casa de amigos melhor sucedidos, a casa daí tinha parede de tijolo, uma tabua de porta e terra pisada no lugar de contrapiso. Isso tudo me marcou muito. Não esqueço o terror que foi aquilo. Tenho como uma foto em cores na minha memória cada uma dessas histórias. A minha casa tinha teto, janela e móveis simples, mas tinha tudo; eu tinha pai e mãe, meus irmãos trabalhavam, estudavam e namoravam. Minha família era muito simples, lutadora, conformada com a exploração e com esperanças de que as coisas iam melhorar. Eu com meus roles, tomei pé do mundo, pena eu não ter alguém para me ensinar mais do que isso naquela época. O mais perto da revolução que eu chegava era escutando e cantando Racionais, Dj Hum e Thaíde. Eu sinto por minha família ter sofrido com essas minhas andanças, para eles era muito vergonhoso, triste – mas hoje estou mais boazinha, minhas loucuras estão dentro da lei da selva. E acredito que aprendi onde é melhor colocar minha energia, minha força e toda minha indignação e desejo de construir um outro mundo.
No fundo eu não perdi nada. Enquanto muitos jovens assistiam sessão da tarde, seriados enlatados ou novelas, eu ganhava o mundo, conhecia gente e até me meti a desenhar por conta de uns e outros grafites do Só Mina que as vezes rolava. Na Vila Sônia não tinha muito a se fazer e eu, pra sair de lá e conhecer a realidade, encontrei a pichação. Dura e pesada realidade, cheia de adrenalida e de paixão. http://entrevistastumulos.blogspot.com/2009/11/somina-entrevista_21.html - ENTREVISTAS DO CAIXAO#43.


Vimos acima, na entrevista da pichadora “Dina”, integrante de um dos primeiros grupos somente de mulheres como integrantes, uma vontade de fazer algo diferente das pessoas não inseridas no grupo de pichadores, provando que também havia uma visão de luta de classes, mesmo sem ter a aproximação do Marxismo ortodoxo, ou luta para dar fim ao sistema político implantado no Brasil. Neste caso a pichadora relata que conheceu a pobreza de perto e comenta que se aproximou da “Revolução” ouvindo Hip Hop nacional. Embora seja uma revolução diferente ao proposto pelos Comunistas, existe em seu discurso uma vontade de mudança e remete questões sociais dentro de sua visão na arte urbana.
Nos diversos sites sobre o tema e em sites de relacionamento que dão ênfase a arte urbana, nota-se que a pergunta de quem foi o maior pichador é comum entre os iniciantes e os mais antigos pichadores que participam dos fóruns. Afirmam que o Di, o Xuim e Tchentcho são os maiores pichadores da grande São Paulo, embora não há consenso para definir qual é o maior entre os três pichadores.
O Xuim hoje é engenheiro ligado ao ramo automobilístico, o Di, morreu em 1997, assassinado em um bar depois de uma briga e em uma entrevista de um grande jornal da época, falou-se em engano, mas como os assuntos relacionados à pichação são informados boca a boca, boatos são comuns e fatos são distorcidos, por isso não deixarei claro o verdadeiro motivo da morte de um dos maiores pichadores de São Paulo e que ainda hoje existem diversos prédios, muros e “picos”, palavra dada a pichações feitas acima de casas, ou comércios em geral, acesos ainda em São Paulo, lembrando que à gíria “aceso”, refere-se às letras ainda expostas no local de origem. Sobre o Tchentcho, poucas informações eu consegui sobre o pichador da Zona Sul de São Paulo, entretanto, é sabido que teve uma grande rixa com o Xuim e com outros pichadores. Há uma grande especulação entre alguns pichadores que o mesmo sempre se impulsionou para grandes rixas com outros pichadores e sua característica era de “atropelar”, palavra dada quando alguém faz uma pichação por cima de outras marcas.
Deixando de lado os maiores pichadores, que deixaram as suas grafias em diversos edifícios de São Paulo, entre eles o Terraço Itália, citarei também o Zé do Lixo Mania oriundo da cidade de Santo André, que pichou quase todas as avenidas e principais ruas de São Paulo e grande São Paulo e ainda hoje se encontra em atividade na pichação. O Zé viajou até a Espanha e lá também deixou a sua marca, gravando o seu nome e o nome de seu grupo também naquele país.
Nota-se até aqui que não há apenas nomes e apelidos de pichadores, pois existem também nomes dos mais variados, nomes de grupos ou gangues, como são apontados de forma pejorativa pela mídia e por pessoas contrárias a arte urbana e entre eles estão Snow Boys, A Firma, Os maldosos, Morto, Oitavo Batalhão, New Boys, Anaconda, Senhor, Rdu, Viking’s, Mestres, Onu, Reação, Império, Cad’laks, Capão Rolers, Rapto, Túmulos, Sustos, Agster, Profecia, Aliens, Ones,Horror, Ritual, HC, Mtc, Punk de Guerra, Larapios, Abismo, Anormais, Sedutores, Alopirados, Gang Boys, Bomba City, Reggae Roots, Trote, Atentados, Museu, Energumenos, Jets, Bagulhos, C tropa, Carine coração Caroline, Gdm, Akds, Perebas, Peraltas, Os mais que dois, Os metralhas, Space,The Mentes, Bandit´s, Tuff Turf’s,Visitant’s, Arsenal, Collos, H2O, Mutant’s, Homens Pizza,Pensativos, Caladas, The Malocas, Tribus, Outstesp, Os Grafes,Os Mal Pagos, Piro Mania, Noia, Trombadas, Powers, Réplicas, Alma, Os Gostosão, Tribunal, D’Tydos, Ctz, Psicopatas, Só Minas, Sapos,Império, Loucos Gang, Acme, Cambada, Cegos, Os Garotos Sujos, Boys Street, Cns, Px9, Apache’s, Uml, Larica, Drink’s, Sujeitos, Escadão,Cripta, Pixo Art, Onu, Ação, Bdm,Sedutores, Arrotos, Forum, D’ Boys, Os Caretas,Zona Morta, Tiras, Ingratos, Bomber Boys, Ones, Mortos, Jamaica,Brutais, Geração, 7° Potência,Colors Gang, Ilegais, Enemys, Os Bicho Vivo, Alastros, Kids, Novinhas, Skts, Terapia, Pyroze, Triton, Over Gatos, Reprise, Suspeitos, Caladas, Sk8, Corvos, Phg, Grut’s, Cia, Fama, Hospedes, Agape, Mordomos, Só Noys, Red Boys, Arrastão, Pusgos, Genios, Bomba, Volume-3,Nativas, Exorcistas,Brisas, Raros, Ant Boys, Africa, Vadios, Deekaadencia, Bug Daus, Nota 10, 7° Sentido, Os Bicho Vivo,Ogné, Ant Ratos, Statos, Vicio, Triton, Hot City, Os QN, Aspa, Atentados, Poder, Trip’s, Astecas, Ncs, Os Dbs, Corró, Doido é Doido, Recrutas, Malditos, Proceder, Banzai,Hct,Surf, Danger Boys, Rastros, Readers, Nômades, Cinicap’s, Variant’s, The tropas, Kpg, Os manos, Vândalos, Almastros, Vitimas, Bacanas, Rock, Gênero, Yugos, Ruínas, Colossus, Servos,Vagais,Psicose, Acusados, Talp’s,Rejeitados, The Brothers,Nevoa, Servios, Oxigênio,Ninja, Yankes, Olho Seco, Ira, Brutus, Medo, Mad Dog, Veneno,Pitchulas, Arte, Red Zone, Psicodélicos, Kaduk’s, Xaradas, Ousados, City Bronks, Pig’s, Gaivotas, Gaiatos, Oxigênio, Cedilhas, Cruell’s, Gralhas, Trolhas, D’Hels, Ira, Ação, Rampa, Comando, Regeitadus, Hooligans, Opção, Ruivos, Chips, Sérios, Poderosos, Garotos, Pdm, Gnomos, Prds, Prvs, Autopsia, Cômicos, Mortíferos, Danos, Tradição, Vômitos, Vitais, Drama, Únicos, Funeral, Chacais, Tns, Sexo 4, Visual, Bdr, Ousadia, Setor’s, Ator’s, Skdr, Sknv ,Sknm, Cdrs, Jhango, Xangô, Sonanbulos, Rebeldes, Pda, Moby, Friday 13, Rivais, Os Rvs, Os Pcs, Impactus, Wolf’s, Stratégia, Bolhas, Bekos, The Killers, Pecado,Detenção,
H-lera, Suecos, Legião, Sinistros, Noturnos, Gatunos, Aborto, Ícones, Malignos, Fanáticos, Droga, Mdv, Crack, Generais, Beco, Beck, Tribal, Malocas, Nobres,Imorais, Astros, Cnds, Sérios, Knalhas, União 12, Trágicos, Família 12, Hemp, Nucleares, Ran, Sapos,Pavilhão,Fúria, Notáves, Delinquen’s, The Papas, Radar,Sigla,Gibbs,Vermes, Néb, Tub’s, Ossos,Morte, Imagem, Vip’s, Radicais, Traíras, Mato, Imortaus, Psicos, Cabos, Onys, P-vetes, Bad Girls, Os Abutrão, Abutris, Tropas,Rasta Boys, Risco, Os Cururu, Pop, Gênio da Arte, Eutalia, P’Monição, Gdl, Hbs, Membros, Atla, Sistema, Paris Model, Impacto, Giga, Npp, Bombadas, HL, TB, Raspas, Barões, Fiscais, Ratos, Rcns, Krellos, C Maluco, Catfos, Sccp, Epidemia, Thp, Vírus, Executor, Exigentes, Espião, Sombrios, Nobres, Pala, Stnc, TTC, Ebola, Wtn, Semens, Enemy’s, Hall’s, Pdr, Maníacos, Primatas, Cops, Scorpions, Atrevidos, Nofx, Zion, Matadores, Aloprados, Exorcistas, Poeta, U1000d’s, Os Abutris, Chic, Pegadas, Pxds, Skate Sujo, Ahg, Tny, Os Pintão, Bug Daus, Sujões, Alucinados, Torre, Clash, Kaia, Os Muchachos, 4 Cor, Genocídio, Intocáveis, P’sico, Hipnose, The Relâmpagos, The Malucos, Sobre Carga, The Look’s, Impactus, Sol’s, The Funto’s, Via Mort, Retardados, Marginais, Os Tigres, Tokaia, Inxs, Os bárbaros, Inimigos, Suspense, Troll, Pryzy, Visitant’s, Os Caça Xana, Aérios, Fox Loose, Toperas, Birutas, Villa Verde, Pichester, Dundum, The Maníacos, Nativos, Cash, The Cats, The Monkeys, Os Cata Lata, The Zoon, Onz, Goma, Fama, Ibope, The Samis, Tulipa Negra, Simulo, Pcbs, Tls, Pesadelo, Sm, Nf, Doga, Tbs, Gvs, Teic, Brutais, K-Ptas, Caçola, Parceiros, Cr, Vdm, Pestes, Gandulas, Brutos, Ladro Boys, Ladrões, Chit’s, Siper, Alvo, Radi, Rdi, Top, Fud, Naipe, Pombal, Mdb, Rps, Cdm, Evit, Mnl, Rtd, Xtp, Sábios, Danados, Bereta, Wrs, Malucos, Caretas, Brons, Favelados, Playbas, Inválidos, Criminais, Kaos, Piroka, Beco, Fênix, Opl, Mdts, Abio, Crg, Spk, Robô, Poder, Kdi, Pusgos, Figuras, Karetas, Kebrada, Secreto, Glts, Índios, Anor+, Pegos, Perigo, Lorotas, Mgns, Snow Skate,Prvs, Parc, Primos, Stilo, Atrito, Algos, Insônia, Deform’s, Bitucas, Esk’dão, Exps, Táticos, Bats, Satans, Falha, Prezas, Crítica,Storvos, Pensativos, Os Qn, Out Law, Amador, Panela, Ubm, Ubc, Wtc, Os Pcs, Corja,Gaiatos, Pnn, Bdrs, Teimosos, D’dik’dos,
Os + Cr, Pavor, Zumbis, Corpos, Brisados, Erro, Slbs, Pixain, Crime, Sim’s, Grog’s, Rapa, Rapas, Dexter’s, Patifes, Alib, Patroas, Jamaica, Sotons, Wave, Mnrs, Snts, Sutil, Grifon, Distrito, Skdr, Bats, Tga, Apocalipse, Filho, Vlcs, Yella, Qix, Bdr, Agents, Furtos, Nds, Hot, Rastro, Paninho, Os Demos, Tronos, Rud’s, entre centenas de milhares de outros que eu não conseguirei catalogar todos aqui, pois não é a minha intenção fazer um senso ou algo parecido, mas sim tentar compreender a prática com um olhar mais atento as peculiaridades do movimento.
Citei acima diversas gangues e aqui citarei alguns nomes e apelidos de pichadores, como por exemplo, Preto da grife Os to q to, Celo da grife Os + q vo6, Kop,Gil, Rcd da grife Os nada consta, Lin2, Zampa, Ndo,Csr,Écio,Krankro,Vivo,Mcl,Duin, Rcd, Krot, Sancin, Déca, Bola, Beto,Dil,Lin o animal, Dino, Dan, Rodrigo Hip Hop, Olodum, Jambo, Ton, Pica Pau,Chefe, Kidão, Je, Casusa, Thatha, Vgn, Bilão, Valdoni, Capim, Meg, Saile, Pirralho, Cro, Bola, Luca, Skilo, Vinicius, Horácio, Juneca, Poeta,Eixo,Kidi, Boomer, Estranho, Skiti, Alemão,Pessoinha,entre outros.


Citarei outro depoimento, este agora feito por Marcelo Henrique dos Santos,o MHS do grupo Profecia, um dos maiores pichadores de São Paulo, já aposentado, deixado por ele em sua página de relacionamentos na internet:

Profecia foi criado em 1992, mas começou mesmo a riscar as paredes de sampa em 1993...
A formação original era MHS, NJ, KBSSA, NRN.
KBSSA e NRN ficaram apenas nos muros de deputado, os manos eram firmeza, mas o pixo não era o talento deles.
Em 93 arrumamos treta com varios pixos ao mesmo tempo "BANDITS, OPÇÃO, NÓIA,HOMICIDAS e mais uns que nem lembro agora...
A coisa tava feia, não tinhamos nem começado direito com o PROFECIA e já parecia que tava tudo acabado,
todos tinham abandonado, o KBSSA e o NRN pararam nessa época e o NINJA tinha entrado pro BAGULHOS,
eu fiquei sozinho no PROFECIA fazendo os muros de deputado na Av. São Miguel..até que um dia quase apanhei
da banca inteira dos HOMICIDAS "lembra disso Vagabundo? kkkkkk", dai passei a fazer uns muros na marginal tietê,
mas como via o Ninja todo dia na escola convenci ele a voltar, depois de um tempo resolvemos
todas essas tretas e começamos a pixar de verdade, pq antes era só muros de deputado.
Nossa primeira grife era "OS ULTRA SUICIDAS" isso em 1993 e em 1994 entramos para "OS MAIS QUENTES", mas no final de 1994 saimos e
entramos para "OS + Q TODOS", ficamos poucos meses até entrarmos para "OS PORRA NENHUMA", que estamos até hoje.
Em 1994 PROFECIA começou a fazer seus primeiros picos em Sampa, depois de um certo tempo só faziamos rolês para fazer picos,
pixos no baixo só mesmo no caminho de um pico para outro, cheguei a fazer 9 picos em um único rolê...começamos na Av, Celso Garcia
e terminamos na Av. São Miguel...foi em 95, tava no rolê PROFECIA "MHS"...RAPTO "BIMBA"...VGN...SNOWBOYS "JABA"...
**aeee Bimba, lembra de vc rezando ave maria em cima do pico na celso garcia??? kkkk ***
Quando parei de pixar em 1997 PROFECIA tinha entre picos e prédios em Sampa cerca de 420 pixos no alto....eu tinha 240 e poucos e o Ninja 180 e poucos...
nosso pixo dominava varias avenidas de Sampa...dentre as principais que considero "AV.SANTO AMARO...eu tinha 23 picos nela, e eu era da ZL"
...a Av.TIRADENTES, A Av. CELSO GARCIA, A Av. SÃO MIGUEL "nessa chegamos a ter 73 picos"..., A Av. AMADOR B. VEIGA......
Enquanto estava na ativa até tentamos colocar alguns manos para lançar nosso pixo, mas não teve nenhum que deu certo,
mas depois que paramos nosso pixo ficou bem representado pelos manos Guto e Maloca que também já fizeram sua História.




Torna-se cada vez mais complexo alguém que não tem conhecimento do que é a arte urbana decifrar os significados das turmas, nomes ou grifes em nossas ruas onde existem também uniões e operações.
Para exemplificar, a pichação pode ser composta por grupo ou nome ou mesmo apelido e nos grupos existem as “prezas” dos pichadores, como exemplo o grupo Caladas (Caladas da Noite), que tem como integrantes com mais ibope (integrantes mais conhecidos) Barrão, Sérgio, Sombra, Re!,Natal, Vlad, Lama, 4 olho, Jo, entre outros.
No caso das grifes, que unem diversas pichações através de um símbolo que identifica a grife, algumas das mais famosas ou de mais ibope como descrevem os pichadores são Os Mais que Todos, os Porra Nenhuma, os Registrados no Código Penal, Os Mais Imundos, Os Número Um, Mania de Pixar,Os Piores de São Paulo, os Melhores de São Paulo, Os To q To, Os mau Amados, Os mais Fortes, Os Fora da Lei, Os Podrão, Os de Sempre, Os Categoria Luxo, Nada (?) Somos, Os Classe A, Turma da Mão, Os mais Antigos, Os 100 Classe e a extinta grife Os Tais, entre outras.
Encontramos algumas uniões como o símbolo da anarquia que alguns pichadores colocam no fim do grupo, como por exemplo: Enemys, Estranho e Outstep que colocam o símbolo da anarquia ao fim da pichação, em geral, acima da “preza” (nome ou apelido do pichador), no caso do Estranho, já falecido praticante da arte urbana que residia na Zona Leste de São Paulo, era comum o pichador colocar o símbolo da anarquia ao fim da pichação e como ele era pichador em “carreira solo” e não de um grupo específico, não era necessário colocar a preza ao fim do seu picho, pois os outros pichadores sabiam verificar quem ele era. Existem também as uniões: Os infernais, Homens & Mulheres, Operação Kaya, União São Paulo, “Pega Nóis”, União Agressão, Projeto Marginal, No War, União Sai de Baixo, entre outras. Neste caso específico, podemos denominar estes nomes como uniões ou operações.
Apontei diversos grupos, pichadores em carreira solo, grifes uniões e várias formas de escrita e eu não poderia fazer qualquer tipo de pesquisa sem mencionar algumas das mais conhecidas e facilmente avistadas em vários pontos de São Paulo. Deixar o pichador fora do grupo de indivíduos ou tratar apenas como vândalos sem ao menos compreender o que escrever ou o que querem passar para a sociedade em vigência aplica-se como uma forma preconceituosa de enxergar esta cultura.

(...) Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sócias.
A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorre uma constelação de circunstâncias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções práticas. O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. (...) O que é Sociologia - Carlos Benedito Martins. Ed Brasiliense.

O pichador está sim inserido dentro do contexto da sociedade paulista, embora tenha políticas contrárias e que discriminam estes jovens, sem dar a voz, sem dar a chance de serem ouvidos, ou melhor, avistados, pois das mais diversas formas de tentativas de controlar os pichadores de São Paulo, a mais frágil e esteticamente errada é a tinta cinza ao qual a Prefeitura do Município de São Paulo implanta em todo o município para apagar todos os dizeres e transforma a cidade em um local triste, pateticamente fúnebre, pois se houvesse uma cor para o funeral para substituir o preto, certamente seria a cor cinza de São Paulo. A sociedade capitalista descarta o que não é interessante, excluí os “incapazes” e não dá ouvidos para quem não coopera com o sistema financeiro. Mas e a indústria de tinta, como fica neste quadro? Participando ou não diretamente ou indiretamente do mercado financeiro, o pichador é excluído e é corriqueiro o enquadramento destes indivíduos como delinqüentes e marginais.
Poderia um cidadão contrário ao projeto de pesquisa de intervenções urbanísticas através da pichação, dizer que esta forma de cultura não tem nenhum elemento de reivindicação e que se fosse da mesma forma, no período da Ditadura Militar no Brasil, seria diferente, e estes vândalos jamais colocariam as mãos em sprays e tintas para “sujar” a cidade.
Sabe-se que a sociedade paulista encontra-se "militarizada", pois neste Estado não foi dada a devida atenção a população e hoje, tardiamente, este Estado tenta desarmar os que defrontam com as normas. E assim, de forma errônea coloca-os no mesmo bojo, sem contar com o processo de americanização do Brasil, que usurpou do brasileiro a sua própria cultura, a sua própria identidade. Desde a ruptura do Governo Vargas com o “Nazifascismo” e o apoio as tropas dos Americanos, o que houve aqui foi uma invasão da cultura estadunidense, embora eu não consiga afirmar com veemência e apontar os elementos desta influência. Enxergamos nos nomes dos grupos certa aproximação de palavras de língua inglesa e algumas se misturam com o português, como por exemplo: The-Malocas, The Mentes, The Maníacos. Nomes de grupos apenas em inglês, como Snow Boys, New Boys, Banditant’s e tantos outros são vistos com freqüência, agora dizer se estes elementos são as conseqüências da política de americanização da nossa sociedade deixaria uma lacuna imensa e um apontamento sem provas.
Marginal para o Estado é todo aquele que não caminha de acordo com as regras da sociedade e se pichação é crime previsto em forma de lei, todos estes serão marginalizados. Confundir pichador com marginal, talvez seja o maior erro da sociedade contemporânea paulista, mas ninguém sabe ao certo como definir os artistas urbanos. Então, reprimam os marginais vagabundos! Certamente diria um cidadão conservador paulista se avistasse um pichador sendo preso pela a autoridade policial.
Eu não posso afirmar que a pichação como existe atualmente seria da mesma forma na década de 60 e 70 como ocorreu nos Estados Unidos com a expansão do Funk e o surgimento de Cultura Hip Hop.
Como poderia ser um pichador nas décadas de 60 e 70 em que se matavam por ideais políticos, por discordar de um regime? Creio que este seja o motivo para a pichação ter surgido como ela é nos dias de hoje apenas no fim do Regime Militar do Brasil.
Para dar fim a este artigo, informo que não existe nenhum caráter de apologia ou desejo impulsionar algum jovem a tal prática, no entanto, busquei pesquisar sem os preconceitos comuns que a sociedade nos impõe. Certo de que não elucidei ao menos 5% sobre a pichação, fecho este projeto de pesquisa com algumas frases que me marcaram neste projeto.
“Foda-se o mundo, Eu existo”. Jo (Bst – Boys Street).
“Foda-se o mundo e sua existência”. Killer (8° Batalhão).
Nota-se que o pichador Jo aplicou a primeira frase e o pichador Killer, de forma provocativa, criou nova frase com dupla interpretação.
Mas o Killer não apenas provocou como também foi provocado. Na Avenida Marechal Tito, importante via da Zona Leste da capital paulista, o Killer subiu em um pico e ao perceber que tinha sido avistado, desceu do pico e deixou a frase sujou. Dias depois o pichador Rv do grupo Morto, deixou a seguinte frase: Para mim tá limpo, após terminar a sua pichação no local em que o Killer não conseguiu.
Fecho este artigo afirmando que a pichação é provocativa, marca territórios e se um dia a pichação não for mais crime, não existirão grandes motivos para ser pichador. Talvez o segredo esteja na ilicitude e na sensação de adrenalina que pode sentir por estar aplicando o seu picho e que ali pode chegar à polícia a qualquer momento.
Eu não discorri sobre o grafite por entender que falar de grafite deve-se direcionar a pesquisa somente sobre o tema específico, embora em algumas metrópoles pelo mundo o grafite e a pichação são vistas da mesma forma.
E se estou ao fim do artigo, dou término com outra frase da pichação da metrópole Bandeirante. “Não há medicina que cure a dor de uma saudade”. Frase esta aplicada por Ninja do Profecia e Fb do Bagulhos. Para compreender verdadeiramente a pichação, se faz necessário entrevistar pichadores das mais diversas regiões e dos mais diversos grupos, trabalho este praticamente impossível, portanto, este projeto aproxima a arte urbana da realidade das ruas de São Paulo e não dá à resposta para qual motivo cada pichador entrou para o seleto grupo de contestadores desta metrópole. É a cultura estadunidense que influenciou os jovens, ou apenas anarquismo como ideal? Não há respostas neste artigo e qualquer afirmação poderia se tornar equivocada ou mal interpretada.



PIPI: LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA.
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO - ITAQUERA/SÃO PAULO-SP



Bibliografia Consultada:

Lassala, Gustavo. Pichação não é Pixação. Altamira Editorial.
Tota, Antonio Pedro. O imperalismo Sedutor. Companhia das Letras
Martins, Carlos Benetido. O que é sociologia. Editora Brasiliense

Documentários:
Pixador - Documentary. dir. Guiomar Ramos. Video. 23:00 (Brazil).
Pixo – Documentário. João Weiner e Roberto Oliveira.

77 comentários:

  1. Não gostei, deixou de lado um dos pixos mais famosos aqui do lado norte que é o Bronca, que levava a Grife OS*FDL nos anos 90, aqui era uma aliança forte com H2O, Arrastão entre outros pixos,então não esqueçam de colocar o BRONCA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, caro leitor.
    Conforme postei no próprio artigo, se faz necessário ser conhecedor de toda a pichação da Metrópole Bandeirante para citar todos os pichadores e todos os grupos que na grande metrópole fixaram a sua arte. Perdoe-me por não conseguir mencionar todos os pichadores, inclusive os grandes pichadores da Zona Norte, conforme você está cobrando. Eu busquei em meu artigo dar fim aos termos pejorativos utilizados para definir os jovens contestadores e busquei desmistificar paradigmas utilizados de forma errônea sobre o tema.
    Um grande abraço!
    Evandro Amaral Fernandes - Guga.

    ResponderExcluir
  3. Cara, artigo legal!!
    eu pratico Arte Urbana,assino FATALI e sou de carapicuiba terra do PÓCA,RIT,IMAGEM,BICO,TRUCKS,DIDA,FUSCA e MÓBI(os 2 já finados.) REMA,OS+CR!,TIPOS,BRONS,LOBOS,OGTS,MUSEU,DRTS,REBELIÃO,UNIÃO CARACAS entre outros...Atual Moradia tbm dos manos XUIM,CAPIM,FURIA.local de varias grifes como OS+LARGADOS(da qual faço parte)tbm tem OS+CRETINOS(grife)UNiÃO CARACAS(grife)OS+AMIGOS,OS MAIORAIS(grife)UVC(união vila caldas)OS+TEMIDOS,SÒ LAMENTOS e mais outras que eu nao me recordo agora. mas em fim carapicuiba q tem colaborado muito no cenario agradece por ter lenbrado de alguns dos nossos parceiros!! valeu paz

    ResponderExcluir
  4. VALEU POR LEMBRAR DE NOS SUTIL SANTO ANDRE ABCD me dediquei entre 1996 a 2000 agora quem esta na ativa éo BRO

    ResponderExcluir
  5. SUTIL EM MAUÁ ESTA MAGRELO EUNS OUTROS QUE EU NEM CONHEÇO.....

    ResponderExcluir
  6. LOCO O BAGULHO_ ARREPIA_ DA-HORA...
    ALGUNS DESSES MANOS CITADOS EU CONHECI E FIZ ROLÊ COM ALGUNS.
    ENTRETANTO FALTA MUITOS OUTROS PIXOS DA MINHA ÉPOCA(90-95) QUE NÃO FORAM CITADOS,MAIS TÁ VALENDO.
    GOSTEI DESSE ARTIGO.

    JET-BOYS (TIGRE)

    ResponderExcluir
  7. agradeço a citação a familia PEREBAS [a todos]!!

    PEREBAS fAb...

    ResponderExcluir
  8. DOCUMENTARIO BACANA !!!!! ASSIM QUE É !!!!! VLW

    OS CATEGORIA LUXO - BECK !!!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei seu documentário pichava na década ano 92/ sou da z/leste nos reuniamos sempre na Toco danceteria eu assinava como PUK e meus camaradas tb ESPANTO e PRETO(os 2 já finados) e PBJ e muitos q não vou citar um abraco a todos do picho valeu.Fiquem em paz e detonem a noite de Sampa

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O LEGAL DISSO TUDO, É SABER QUE A PIXAÇÃO, NÃO É SOMENTE VISTA PELOS PRATICANTES DO ATO MAIS SIM POR TODA SOCIEDADE, E NINGUEM PODE CLASSIFICAR O PIXAÇÃO COMO UM ATO DE VANDALISMO E NEM NOS PIXADORES CONSEGUIREMOS PROVAR PARA A SOCIEDADE QUE SOMOS ARTISTAS, A PIXAÇÃO COMO UMA IDEIA, MESMO NÃO A COMPREENDENDO A SOCIEDADE SEMPRE VAI CRITICAR.
    SOMOS COMO OS POLITICOS, NINGUEM GOSTA MAIS SEMPRE APARECEM MAIS, A DIFERENÇA E QUE FAZEMOS INDIRETAMENTE VOCÊ GASTAR SEU DINHEIRO COM VOCÊ MESMO E O POLITICO TE FAZ GASTAR O DINHEIRO COM ELE EM SUAS CAMPANHAS MAIS SUJAS QUE ASA PARDES QUE PIXAMOS....MAIS ASSIM COMO VOCÊ MESMO RELATOU SE EU FICAR DEFEDENDO A PIXAÇÃO OU FALANDO SOBRE ELA ISSO SE ESTENDERIA MUITO, AGRADEÇO O TEXTO, QUE DE CERTA FORMA PASSA UM POUCO DO QUE A PIXAÇÃO POIS A SENSAÇÃO MESMO SO QUE VIVE SABE COMO É.
    INGRATOS-Crip 1990 até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Só corrigindo: O MHS do Profecia se chama Marcello Henrique da Silva (não dos Santos).

    ResponderExcluir
  14. Verdade, o nome do cara é Marcelo Henrique da Silva, eu conheci o MHS em São Paulo, realmente foi um dos maiores pichadores de SP... não só pela quantidade de Picos que fazia mas pela forma arriscada como subia neles, na época a mulecada chamava ele de (MHS dos Picos impossíveis) pois fez muitos picos que muitos outros tentaram fazer e não conseguiram... exemplos (Hotel de Itaquera, Pico das Noivas na av. Santo Amaro, Telesp de Santana, e muitos outros que apagaram e até hoje ninguém mais fez... os pichadores fazem prédios subindo pela escada e arrombando a porta do terraço... o cara subia por fora! Em 1995 eu havia escutado algumas histórias dele, mas achava que era exagero, até que conheci ele no point do anhangabaú e ficamos amigos... então pude ir em alguns rolês com ele, vi ele subir num prédio de 18 andares se pendurando nas janelas (av. santo amaro).. com certeza foi a coisa mais radical e estupida kkk que tinha visto alguém fazer... tempos depois ainda vi ele escalar outro prédio pelo cabo do pára-raio e um outro por uns furos nos tijolos da lateral do predio... fora as histórias que escutava,mas já não duvidava mais, kkkkkk. Ele foi o primeito pixador a dominar uma avenida fora da sua região (ZL)... ele dominou varias avenidas fora da ZL... mas na minha opnião a principal foi a Av. Santo Amaro... na época todos falavam que lá só dava para fazer muros e portas de aço, porque no alto já tava tudo detonado. O MHS conseguiu fazer 27 picos lá, só pico de responsa... lembro também que na época isso repercutiu tanto que ele não podia ir no Palácio (danceteria que ficava na Av. João Dias/ZS) pois alguns pichadores da área se sentiram ofendidos e juraram ele de morte.
    Hoje ele é empresário em Minas Gerais, falo com ele as vezes pelo facebook...
    Valew ae galera!!!

    ResponderExcluir
  15. CORRIGE LA BURRO NAO É CDRS. É GDRS

    ResponderExcluir
  16. Caro Renato.
    Conforme eu informei no artigo, este projeto não teve objetivo de apontar todos os grupos de pichadores da grande São Paulo e sim elucidar algumas dúvidas e quebrar alguns paradigmas sobre a pichação paulista. Sobre o grupo CDRS, este eu encontrei em minha pesquisa como um grupo de pichadores da zona leste de São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. A Adrenalina era d+, mas a "fama" me parecia ser a melhor coisa. Os pedidos de pastas para assinar eram tipo autógrafos. Acho que isso impulsionava e muito, pois fora do mundo do pixo, voce era apenas mais um.
    Achei legal sermos lembrados na artigo (Vândalos (89 a 94) e Detenção (94 a 99)), mas faço questão de contribuir com o nome de nossa grife, pois na época ecoou - "Os Muito Loucos".
    Hoje , regenerado rsss, sou casado, tenho filho e acho que morreria do coração se ele quisesse pichar, além da loucura, antigamente nossa pena era apenas um banho de tinta, hoje o povo esta matando.

    Vandalos/Detenção - Risadinha - OS ML. - Z/L

    ResponderExcluir
  18. da hora gostei sobre o telo do afirma e verdade q morreu

    ResponderExcluir
  19. vale ai por postar o nome da minha grife servos comesou nos anos 90 em guarulhos pelo gang e vaguinho que assinava fama de vez em quando ainda faço uns aqui no fundao da leste precisamente em itaqua,pra nao deixar no esquecimento ne valeu por ter sitado a nossa gang ai abraços mc

    ResponderExcluir
  20. ADOREI O ARTIGO BEM LEMBRADOS, ESTOU VOLTANDO DESDE 97 SOU DO TituLaresS mais conhecido com TLS. JR ou ND.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o artigo até lembrou de nós ...NAIPE zona leste desde 1991.

    ResponderExcluir
  22. BOA ENTREVISTA ALGUMAS MENTIRAS MAS TA VALENDO RSRSRS ( IMORAIS-K)

    ResponderExcluir
  23. nao esquecendo um salv pros caras ,,,pigmeus (cal eterno ) rapto(fbo eter)..
    os muchachos..smeg..as gatas..os passa fome ..os dorme sujos ..agap..
    ric..dopados ..viamorte..exorcistas..aloprados ...piromania.. alp..criaturas..wed (eter)..teia ,,barks ,,bayan,,criaturas,,rodape,,atomicacity.(jadi eter)..torre..hc..eu eu claro DIGO..aposentado mas nao parado ...snowboys..negao ak é rodape...rapto bimba é noi q ta..os + q todos ..zona sul ...m boi mirim ,,,
    e desculpa pra rapa q eu esqueci,,vivo o pixo abç rapa,,,

    ResponderExcluir
  24. Bom... Vou falar... de alguns que faltaram... BARK'S - BAYAN- DAL-ABALO- THE MASTERS- ESS- FOBIA- THE 3 FODAS- OS MUTCHATCHOS- MORDOMOS- OS CANADIAS- OS CATATAIS- KRODILOS- PLEBECITY- DELIQUENTES- EREMITAS- H-RIN- OS BARCAMARTES- OS BOMBETAS- RATOS- MAZZA- THE VADIOS- THE ATREVIDOS- RIVAIS- ANIMALS- VAPORS- ABOLIÇÃO CITY- FELINOS- OS PLAYBOYS- SOBRE/CARGA-THE REPS- PIROMANIA- SEXO EXPLICITO- THE TREPADAS- PITY- SOLO- OS NANICOS- SURF- MICROBIOS- OS DUCKS- SANGUE- RATOSUICIDA- FLYBIKES- OLHOS SADICOS- TRAFIKO- RAPTO- MI- THE REBELDES- WILL 100ÇAO- LELO BELO- JUNECA- BILAO- LINGUA- PESSOINHA- THE MONKS- G-LOS!- MASCOSTES- SKILOOUCOS- MURALHA SUL- AMAFIA- OS PAMPAS- HES MD- THE END- BICUDOS- NECROPS- MAULS- CITY BRONKS- VISITANTS- TRIBUNAL-ANIMAL- CORINGA- ... se esquecia alguem deste texto me perdoe porque é uma galera vasta! mas como Diziamos "Foda-se o Governo" BARK'S 1988!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela matéria pode estar certo que nós que entregamos nossa vida a dedicar fielmente ao Movimento da Pichação, nos sentimos muito honrado pela forma respeitosa que vc abordou o tema, apesar de sermos totalmente marginalizados pela sociedade. Mais uma vez parabéns, e só pra finalizar não querendo cometer injustiça seria realmente impossível lembrar de todos irmãos (ãs) do picho, muitos que vc (BARK´S) citou consta no Documentário, Abraço ao "BARK´S (você é monstro irmão rsrs)

    Ass.:TRIBUNAL - Só Cláu...(Fundador) 1987.

    ResponderExcluir
  26. Pow velho daora. Herdei do meu pai um picho conhecido aki em cotia sao roque chamdo os tranqueiras hm(heavy metal) hj lanso ate hj jah des de 1985 da epoca do meu pai eu com 20 anos to comesando faz um tempo jah des dos meus 11 pixando DILEMAS. E os tranqras RM. Salve todos pixadores cotia z/o sp.

    ResponderExcluir
  27. Excelente artigo !!!
    A compilação das diversas informações aqui expostas servem de referencial mais que suficiente para tentar compreender esse universo tão intrigante da Pichação, diga-se para um leigo, para um pichador como eu, não ex, porquê não existe ex pichador..........
    O estado como foi descrito discrimina qualquer manifestação que não a agrade, deste modo o pichador se faz visto, através de seu pixo, querendo ou não é um tapa na cara da sociedade vir tona aqueles que em tese deveriam estar ocultos, inexistentes para a sociedade formalmente instituída.
    Deste modo a vivencia como Pichador tem além de um grande apelo, pois alí compartilham de sentimentos afins, como também lhe da a oportunidade de gritar e se fazer "ouvido" pela sua "marca".
    Comecei nos aos 90 lançando ENERGUMENOS "OS MUITO LOUCOS" juntamente com o Fukinha, Macito e Pinguim hoje 8° BATALHÃO, participei deste universo de rolês, point´s, festas, regado a muita adrenalina e claro PIXO, conheci algumas verdadeiras lendas como o citado DI. Hoje como fotógrafo junto um pequeno acervo denominado de: Relíquias da pichação, onde busco captar pixos tanto dos em atividade como dos que já não embelezam mais a cidade.
    Não existe ex pichador! Pois de quando em quando conheço quem tem uma história de pichação para contar, meus olhos estão sempre atentos para os rabiscos de spray nos muros!!!!!!!!!!!!!

    OS MUITO LOUCOS

    ENERGUMENOS

    ALE

    SALVE A PIXAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. ALUCINADOS! Eh nóis....
    Quem se lembra da "Festa do Pixo" no Jd. São Marcos nos anos 90´s...
    Mais de 500 pessoas na festa organizada por mim e a galera dos Alucinados....
    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  29. muito boa sua reportagem tb fui do pixo lançava rom fui dos ruds,fungos e por ultimo dos sadraks jd sº eduardo z/s um abç a galera dos alucinados, os magos, medonho.

    ResponderExcluir
  30. Faltou OS GENIAIS FOTS que é de 1989 Itaim Paulista Extremo Leste!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Só quem é da veia lembra dos: OS MELHORES TCHENTCHO : KRELLOS : C.MALUCO : PUNK DE GUERRA : TROTE : SKILOOUCOS : OS + ANTIGOS : PSP OSSO, salve para rapaziada zona sul!

    ResponderExcluir
  33. conheci quase todos os pixadores ai mencionado nos comentarios e os mencionados na reportagen pois goste da materia falo um pouco sobre nois da veia e e legal porque faz a gente voltar um pouco no tempo e lembrar aquelas festas que tinha sem contar os roles que faziamos um abraços a todos os pixadores que ja se foram e os que tao ai na atividade valeu ate mais jair pegadas 10 , jardim primavera zona sul..........

    ResponderExcluir
  34. Como esquecer!
    Zona leste época de 94 ah 2008

    Grupo do UDR ÚNIAO DESSE O ROLO
    OS*BL Os bem loucos
    ILEGAL
    TROMS
    BBD BOMBADAS
    RISADA

    ResponderExcluir
  35. Ae Ilegal dominou Av Celso Garcia na década de 90
    mhs

    ResponderExcluir
  36. Ilegal superiores so prédio dominou carrão Tatuapé t rombadas os grafes trom'S

    ResponderExcluir
  37. I l E G A L ze augusto ale boby jnr fedo ae PLO :Paulo Deus o tenha ae carrão grupo temido ficavam no fliperama Av António de Barros Ilegal so prédio chic famosos conhecidos por subirem em prédios q até hoje ninguém subiu ninguém lembra do hospital Cristo rei pico de 92 finado Plo e jnr subiram pelo apara raios ficou aceso até uns tempo desse Desativado subiu uma safra nova e atropelou E foi cobrado né Wkti tomo um p ancadao antiga tem q ser respeitada I L E G A L ta parado desde 96 97

    ResponderExcluir
  38. Pode crer I l e Gal e zica da veia só predio

    ResponderExcluir
  39. Pode crer I l e Gal e zica da veia só predio

    ResponderExcluir
  40. o maior pixador de SÃO PAULO de todos os tempos .( LENDA) . foi o pixo . .....OS COVAS .........ZN SP .JARDIM BRASIL .1986 ATÉ 2001........O cara pixou o BANESPÃO CENTRO DE SÃO PAULO , TEATRO MUNICIPAL , BATALHÃO DA ROTA AVENIDA TIRADENTES , EDIFICIO ITALIA TAVA NA CONTENÇÃO COM O XUIM E E FES SEU PIXO NA CAIXA ´D AGUA , CALHA DA MARGINAL TIETÊ 950 METROS FES DA PONTE DO LIMÃO ATÉ PONTE DA FREGUESIA DO Ó ..........NA EPOCA .........SAIU EM TODOS OS JORNAIS E DERAM UMA RECOMPENSA PRA QUEM PEGASSE ESTE PICHADOR GANHAVA UM PREMIO EM DINHEIRO

    ResponderExcluir
  41. Pixoo é minha vida. NN LI TD, MAIS OQ LI É O SUFICIENTE PRA INTENDER UM POUCO MAIS. MUITOS AXAM Q SOMOS VAGABUNDOS, VANDALOS... MAIS PIXAR É UM UMA EXPRESSÃO. SO QREMOS DEIXAR NOSSAS MARCAS. COMO EU LI THERELAMPAGOS! ATE HOOJ O MAIS VISTO NA CITY É ELE. CURTI O DANADOS KKK POREM SOU A DANADA, HOJ É RARO CONHECER PESSOAS Q NN CURTEM PIXACAO. EMBORA PRA MINHA FAMILIA SER UM SOFRIMENTO ME BUSCAR NA DELEGACIA, EU AINDA VOU CONTINUAR A PIXAR, ATÉ MSM DPS Q EU JA ESTIVER VELHA. PIXAR PRA MIM É UMA FORMA DE ESQUECER OS PROBLEMAS, VIVENCIAR UMA ADRENALINA. -*PIXAR É ARTE E CORRER FAIZ PATE-* ❤1° VEZ Q EU LEIO ALGO Q EU REALMENTE ME INTERESSA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EPOCA E POSSO FALAR......POIS NA EPOCA TINHA 21 ANOS DE IDADE ISSO EM 1961......
      FOI QUANDO , APARECEU NO CENARIO DA PIXAÇÃO NADA MAIS NADA MENOS QUE O LANDARIO ( C Ã O F I L A 68 )......ORIUNDO DA CIDADE DE SANTO ANDRE..
      ELE . CÃO FILA ...COMEÇOU A PIXAR EM 1961 ..ELE TINHA UM CANIL E QUERIA DIVULGAR A SUA MARCA..PELAS RUA DA CIDADE DE SÃO PAULO .E FOI PRA JORNADA DELE ...LEMBRO VARIAS DE SUAS PROEZAS ,E NÃO FORAM POUCAS..UM CERTO DIA ...ELE FOI NUM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E COMPROU 14 LATA DE LATEX DE 18 LITROS .....VI ELE CHEGANDO DE CARROÇA PERGUNTEI PRA ELE O QUE ELE IA FAZER ..PENSEI QUE ELE FOSSE PINTAR A CASA DELE ..........ELE ME DISSE NÃO FOI DAR UM ROLE DIFEWRENTE .PERGUNTEI COMO DIFERENTE .ELE ME FALOU TOU DE FERIAS E QUERO AVENTURA.....ACHEI QUE ELE ERA DOIDO MAS ELE ERA DOIDO 100%...SAIU DE FERIAS , PEGOU SUA CARROÇA E AS LATAS ,COLOCOU ALGUMAS COMIDAS E FALOU PRA ALGUNS CHEGADOS VOU CAIR NO MUNDÃO ....ELE PEGOU A ALÇA DE ENTRADA DA RODOVIA IMIGRANTES SENTIDO SANTOS E DESCEU PRO LITORAL .PIXANDO TUDO . QUE ACHAVA NA BEIRA DA ESTRADA..CHEGANDO EM SANTOS ...DEU UM ROLE LA DE UNS 4 DIAS ....E VOLTOU SUBINDO DE VOLTA PELA RODOVIA ANCHEITA , DEVASTANDO OS MUROS ...AI CHEGOU NA CAPITAL ...CAIU NA MARGINAL PINHEIROS ..PIXOU OQUE VIA PELA FRENTE , FOI SENTIDO A RODOVIA RODOVIA ANHANGUERA .SENTIDO INTERIOR .FOI ATÉ DIVISA DE SÃO PAULO ATÉ A DIVISA COM MINAS GERAIS ...AI VOLTOU NA VOLTA ENTROU NA JUNÇÃO DA RODOVIA BANDEIRANTES E VOLTOU ATÉ A CAPITAL PIXANDO TUDO .....EM SÃO PAULO NOVAMENTE ...JA FAZIAM 38 DIAS NA ESTRADA ..RESOLVEU FEXAR COM CHAVE DE OURO .....PEGOU A CALHA DA MARGINAL TIETÊ DA PONTE DA CRUZEIRO DO SUL ATÉ A PONTE DO REMEDIA ..E FEZ UM PIXO MONSTRUOSO ...ALI FORAM 5 KILOMETROS DE PIXO ......COM A SIGLA CÃO FILA 68 .....NA EPOCA .. SAIU EM TODOS OS JORNAIS ...QUEM TINHA FEIRO AQUELE PIXO .TÃO GRANDE ....ERA PIXO TÃO ESTICADO QUE ERA DIFICIL LER DE PERTO ......SUBIU UM HELECOPTERO DO CAMPO DE MARTE DA EDITORA ABRIL E FILMARAM , O PIXO ...MUITO GRANDE POR SINAL .....ESSE PIXO ELE DEMOROU 23 DIAS PRA FAZER...........AI MUITOS FALAM ,QUE ALGUNS PIXADORES SÃO LENDAS .E NÃO SABEM DE NADA .....LENDA TEM UM SÓ CÃO FILA ...DE SANTO ANDRE ......ANTES DE ELE MORRER ELE CONHEÇEU O PIXADOR SUCESSOR DELE ..O ( L I X O M A N I A ..zé )......

      Excluir
    2. EPOCA E POSSO FALAR......POIS NA EPOCA TINHA 21 ANOS DE IDADE ISSO EM 1961......
      FOI QUANDO , APARECEU NO CENARIO DA PIXAÇÃO NADA MAIS NADA MENOS QUE O LANDARIO ( C Ã O F I L A 68 )......ORIUNDO DA CIDADE DE SANTO ANDRE..
      ELE . CÃO FILA ...COMEÇOU A PIXAR EM 1961 ..ELE TINHA UM CANIL E QUERIA DIVULGAR A SUA MARCA..PELAS RUA DA CIDADE DE SÃO PAULO .E FOI PRA JORNADA DELE ...LEMBRO VARIAS DE SUAS PROEZAS ,E NÃO FORAM POUCAS..UM CERTO DIA ...ELE FOI NUM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E COMPROU 14 LATA DE LATEX DE 18 LITROS .....VI ELE CHEGANDO DE CARROÇA PERGUNTEI PRA ELE O QUE ELE IA FAZER ..PENSEI QUE ELE FOSSE PINTAR A CASA DELE ..........ELE ME DISSE NÃO FOI DAR UM ROLE DIFEWRENTE .PERGUNTEI COMO DIFERENTE .ELE ME FALOU TOU DE FERIAS E QUERO AVENTURA.....ACHEI QUE ELE ERA DOIDO MAS ELE ERA DOIDO 100%...SAIU DE FERIAS , PEGOU SUA CARROÇA E AS LATAS ,COLOCOU ALGUMAS COMIDAS E FALOU PRA ALGUNS CHEGADOS VOU CAIR NO MUNDÃO ....ELE PEGOU A ALÇA DE ENTRADA DA RODOVIA IMIGRANTES SENTIDO SANTOS E DESCEU PRO LITORAL .PIXANDO TUDO . QUE ACHAVA NA BEIRA DA ESTRADA..CHEGANDO EM SANTOS ...DEU UM ROLE LA DE UNS 4 DIAS ....E VOLTOU SUBINDO DE VOLTA PELA RODOVIA ANCHEITA , DEVASTANDO OS MUROS ...AI CHEGOU NA CAPITAL ...CAIU NA MARGINAL PINHEIROS ..PIXOU OQUE VIA PELA FRENTE , FOI SENTIDO A RODOVIA RODOVIA ANHANGUERA .SENTIDO INTERIOR .FOI ATÉ DIVISA DE SÃO PAULO ATÉ A DIVISA COM MINAS GERAIS ...AI VOLTOU NA VOLTA ENTROU NA JUNÇÃO DA RODOVIA BANDEIRANTES E VOLTOU ATÉ A CAPITAL PIXANDO TUDO .....EM SÃO PAULO NOVAMENTE ...JA FAZIAM 38 DIAS NA ESTRADA ..RESOLVEU FEXAR COM CHAVE DE OURO .....PEGOU A CALHA DA MARGINAL TIETÊ DA PONTE DA CRUZEIRO DO SUL ATÉ A PONTE DO REMEDIA ..E FEZ UM PIXO MONSTRUOSO ...ALI FORAM 5 KILOMETROS DE PIXO ......COM A SIGLA CÃO FILA 68 .....NA EPOCA .. SAIU EM TODOS OS JORNAIS ...QUEM TINHA FEIRO AQUELE PIXO .TÃO GRANDE ....ERA PIXO TÃO ESTICADO QUE ERA DIFICIL LER DE PERTO ......SUBIU UM HELECOPTERO DO CAMPO DE MARTE DA EDITORA ABRIL E FILMARAM , O PIXO ...MUITO GRANDE POR SINAL .....ESSE PIXO ELE DEMOROU 23 DIAS PRA FAZER...........AI MUITOS FALAM ,QUE ALGUNS PIXADORES SÃO LENDAS .E NÃO SABEM DE NADA .....LENDA TEM UM SÓ CÃO FILA ...DE SANTO ANDRE ......ANTES DE ELE MORRER ELE CONHEÇEU O PIXADOR SUCESSOR DELE ..O ( L I X O M A N I A ..zé )......

      Excluir
  42. ele cão fila , sempre pixou DE CARROÇA ......SEUS ROLES ERA SOZINHO , AO LONGO DE 30 ANOS DE PIXAÇÃO ...TEM MAIS DE 500,000 PIXOS PELO BRASIL ,E TB NO EXTERIOR ...POIS ERA DE ORIGEM ARGENTINA ......AO LONGO DE SUA JORANDA TEVE UNS 30 CAVALOS ,,,POIS ALGUNS ROLES DELE FORAM MAL SUSSEDIDOS , .........E NAS QUEBRADAS DA EPOCA ROUBAVAM SEU CAVALO E ELE TINHA QUE VOLTAR PRA CASA DE PÉ ...SUPER HUMILDE ...NUNCA TRETOU COM NINGUEM , SUA BANDEIRA SEMPRE FOI A PIXAÇÃO ....O MAIOR DE TODOS ...CÃO FILA .....VARIOS TITULOS NA EPOCA ....SEMPRE SERÁ LEMBRADO EM NOSSOS CORAÇÕES

    ResponderExcluir
  43. ele cão fila , sempre pixou DE CARROÇA ......SEUS ROLES ERA SOZINHO , AO LONGO DE 30 ANOS DE PIXAÇÃO ...TEM MAIS DE 500,000 PIXOS PELO BRASIL ,E TB NO EXTERIOR ...POIS ERA DE ORIGEM ARGENTINA ......AO LONGO DE SUA JORANDA TEVE UNS 30 CAVALOS ,,,POIS ALGUNS ROLES DELE FORAM MAL SUSSEDIDOS , .........E NAS QUEBRADAS DA EPOCA ROUBAVAM SEU CAVALO E ELE TINHA QUE VOLTAR PRA CASA DE PÉ ...SUPER HUMILDE ...NUNCA TRETOU COM NINGUEM , SUA BANDEIRA SEMPRE FOI A PIXAÇÃO ....O MAIOR DE TODOS ...CÃO FILA .....VARIOS TITULOS NA EPOCA ....SEMPRE SERÁ LEMBRADO EM NOSSOS CORAÇÕES

    ResponderExcluir
  44. Somos da zona oeste SPIÕES...pena que vem da grande SP não somos vistos e lembrados..fizemos muitos roles pra outras regioes de sp....conheci varios irmaos....

    ResponderExcluir
  45. Somos da zona oeste SPIÕES...pena que vem da grande SP não somos vistos e lembrados..fizemos muitos roles pra outras regioes de sp....conheci varios irmaos....

    ResponderExcluir
  46. Bela entrevista, vários manos q nunca mais vi e outros q não verei, mas tive o prazer de conhecelos e e até ter role com alguns deles,Jabá snow boys, RV Morto, Killer 8°Btl, Mário e Barata Arsenal, Vagabundo HC, XARA Red Boys, Ninja Profecia, DI, entre outros, Faltou a homenagem do Barrão Caladas...

    Att LAW BOYS* P. Wil

    ResponderExcluir
  47. Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

    Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

    Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

    § 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 12.408, de 2011)

    § 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional. (Incluído pela Lei nº 12.408, de 2011)

    ResponderExcluir
  48. Salve
    A respeito da morte do DI ele foi morto em frente a escola Casabona na vila são José ,ele estava com a namorada grávida naqueles carros de Hot dog(tipo food truck)que haviam na época ,
    Em seguida ele foi até o bar que ficava na esquina para ir ao banheiro ,
    A porta estava entreaberta então ele empurrou a porta pra entrar ,
    Só que havia uma mulher nele e essa mulher estava com o marido e ele não gostou do que aconteceU foi até o carro pegou o canhão foi até ele que já estava no Hot dog e sentou o aço ao lado da namorada dele .
    Estava a uns 20 metros dele na hora do acontecido !
    Espero ter contribuído com a página ...
    DI e KIDÃO parceiros na terra e agora no céu pegando uns pico nas nuvens !!!

    Gil

    ResponderExcluir
  49. Salve
    A respeito da morte do DI ele foi morto em frente a escola Casabona na vila são José ,ele estava com a namorada grávida naqueles carros de Hot dog(tipo food truck)que haviam na época ,
    Em seguida ele foi até o bar que ficava na esquina para ir ao banheiro ,
    A porta estava entreaberta então ele empurrou a porta pra entrar ,
    Só que havia uma mulher nele e essa mulher estava com o marido e ele não gostou do que aconteceU foi até o carro pegou o canhão foi até ele que já estava no Hot dog e sentou o aço ao lado da namorada dele .
    Estava a uns 20 metros dele na hora do acontecido !
    Espero ter contribuído com a página ...
    DI e KIDÃO parceiros na terra e agora no céu pegando uns pico nas nuvens !!!

    Gil

    ResponderExcluir
  50. A 14 anos atra estava eu la fraco mais estava la AERIOS-flep fudado pelo nosso amigo o RESTO

    ResponderExcluir
  51. Lembrando também a galera da Cohab 2 , do Só Boys.
    Celao, loco, brown, Gal, a meninas
    Mc Girls um abraço a Kelly, saudades da rapaziada e mulherada,um salve aos manos do Brisas, lu, Luth, Ney (finado)no saudade. Carlão do Doido é doido entre outros manos aí, um salve do Gal (Só Boys)

    ResponderExcluir
  52. Lembrando também a galera da Cohab 2 , do Só Boys.
    Celao, loco, brown, Gal, a meninas
    Mc Girls um abraço a Kelly, saudades da rapaziada e mulherada,um salve aos manos do Brisas, lu, Luth, Ney (finado)no saudade. Carlão do Doido é doido entre outros manos aí, um salve do Gal (Só Boys)

    ResponderExcluir
  53. Lembrando também a galera da Cohab 2 , do Só Boys.
    Celao, loco, brown, Gal, a meninas
    Mc Girls um abraço a Kelly, saudades da rapaziada e mulherada,um salve aos manos do Brisas, lu, Luth, Ney (finado)no saudade. Carlão do Doido é doido entre outros manos aí, um salve do Gal (Só Boys)

    ResponderExcluir
  54. História nossas Histórias, dias de pixo dias de IBOP
    Uma frase para tudo isso é que vivemos e fizemos muitas amizades por todo lugar que passamos.

    Eu Risadinha Os Bárbaros conheci a História da Só Mina Dina, Lia e Baçã pessoas sinceras e apaixonantes cheia de felicidade por onde passaram.

    ResponderExcluir
  55. Faltou alguns...visual.barões..Império.rbs.parasitas.bdrs.mãos Levis..vital..Rock.jet..t44..arrastão.arrotos..gurias.Skid.ebolas.paranóias..fênix..pampas...metal.coto.splay.Bug daus..exorcity.piadas..sonambulos

    ResponderExcluir
  56. Faltou alguns...visual.barões..Império.rbs.parasitas.bdrs.mãos Levis..vital..Rock.jet..t44..arrastão.arrotos..gurias.Skid.ebolas.paranóias..fênix..pampas...metal.coto.splay.Bug daus..exorcity.piadas..sonambulos

    ResponderExcluir
  57. Escorpiões, sides,doido é doido , grog, goiabas,rams,gruts,imortaus,sexo4,akds,fantasmas,arsenal,tpg,skts,guilhotinas,furia,spanto,corvos

    ResponderExcluir
  58. Escorpiões, sides,doido é doido , grog, goiabas,rams,gruts,imortaus,sexo4,akds,fantasmas,arsenal,tpg,skts,guilhotinas,furia,spanto,corvos

    ResponderExcluir
  59. Faltou o lendario PEDRO GOMES UVL, até 2003 eu pixava nome de gang e nessa época eu ia muito pra casa do meu pai que morava em pinheiros, la havia muitos pixos do pedro gomes e eu curtia muito o estilo dele. Depois de 2003 eu deixei de assinar nome de turma e comecei a fazer Bruno Punk.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Faltou nois do tencity itaquera 1990

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o LKS (lokinhos) pixo que começou em 1995. E agora faz parte da grife Os Podrão, salve a todos os puxadores, boa recordações do tempo do point no vale do Anhangabaú, da Class, UBC.

      Excluir
  62. DEEKAADENCIA e PRIMATA , nos anos 80 só dava eles, você ligava a TV eles estavam no programa do Faustão, imortalizado no clipe do Legião Urbana . Pichei Status , nos anos 80, inclusive com o DEEKAADENCIA. Obrigado , espero q colaborei . DK e Gatinone , lendas da pichação

    ResponderExcluir
  63. Claro que tem muitos pixadores lendarios como XUIM, LIXOMANIA, TCHENTCHO, KIDÃO, DINO, KOP, CORVOS, TELO(AFIRMA)PRETO(AKDS) CÃO FILA K26, TONIOLO e muitos outros, mas #DI# foi sem duvida o maior pixador que já vi na vida.Pixador sem medo destemido completamente louco pelo perigo o impossivel era possivel pra ele e sem falar que era um cara muito gente boa.Cheguei a conhecer o DI em 1995.DI foi tema de TCC de um amigo de faculdade a vários anos atrás e foi feitas diversar pesquisas na época e afirmo sem medo de errar #DI# foi o maior pixador de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  64. Atentados psicóticos Sigma sinistros Kadents boatos Dhels senhor bobagem civis copa exóticos Tower fatos ativos sapos cowboys ctropa Chips sádico metidos dopados doctorx lembrando de todos os irmãos da grife Mania de Pichar sao alguns nomes da pichação guarulhense obg.

    ResponderExcluir
  65. Atentados Dhels Psicóticos Sigma Kadents Boatos Senhor Bobagem são alguns nomes da velha guarda da pichação de Guarulhos.

    ResponderExcluir
  66. É Troll quem fala. Não frequento o point. Fico grato por documentar nossa história. 1990 kkkk

    ResponderExcluir
  67. #2020 CARALHO
    2011 FOI O MELHOR ANO PORRA.

    ResponderExcluir
  68. Nossa que artigo bacana!! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  69. Puxava os muchach😇s em 90..esse documentário fala um resumo da pixacao..muito bom..parabéns .gostei

    ResponderExcluir
  70. Essa matéria é sensacional... Lembro dos tempos áureos (de 1987 à 1990) onde eu e meu primo começamos com o "pixo" na zona norte de São Paulo, os "The Zoon"... Época que enfrentávamos diversas situações perigosas, escalando prédios, fugindo da polícia, etc... Depois de 33 anos, rever o nosso pixo em uma matéria foi sensacional.

    ResponderExcluir