domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma vitória da qualidade técnica ou do dinheiro?

Uma vitória da qualidade técnica ou do dinheiro?

Sim torcedores SANTISTAS, sucumbimos diante de um grande time, de um elenco que tem jogadores que valem muitos milhões de euros no banco de reservas, que desfruta de exorbitante poder aquisitivo. Sim caro SANTISTA, o mais fanático deles, o SANTOS jogou como NÃO deveria, não colocou em prática o seu jeito de jogar, tentou copiar feitos de co-irmãos brasileiros e saiu-se derrotado, jogando com três zagueiros e saindo de suas características, mas vou logo avisando que o nosso treinador não foi o grande culpado, pois faltou à genialidade do nosso maestro, a alegria do nosso craque, qualidade na saída de bola e recuperação de posse de bola. Colocar a culpa só em nossos zagueiros seria canalhice de minha parte.
A cada gol do Clube catalão, distante a milhas e milhas da metrópole bandeirante, se ouviam gritos e fogos de artifícios e se eu fosse daqueles brasileiros supersticiosos, certamente acreditaria que foi por conta do olho gordo, do famoso mal olhado.
Mas não, sou torcedor de futebol e não doente, eu sou aficionado pelo jogo da bola, de onde saem grandes artistas e de onde surgiu Pelé, Romário e Zidane e enxergo futebol não apenas como paixão e também como negócio.
Nossos clubes aqui no Brasil seriam grandes potências futebolistas que outrora foram se possuíssem o capital como o Barcelona possui? Tal questão e não saberia responder, mas certamente o nosso país teria mais opções para novos esquemas de jogo, para que não deixassem os nossos treinadores amedrontados diante de times que tocam a bola sem pressa, que mata o adversário pelo cansaço.
Tolos são os que se iludem apenas com a qualidade técnica, porque nos novos tempos, futebol se vence em contratações, em estrutura, em altos salários. Pobres daqueles que imaginam que ganhariam do mesmo Barcelona porque o seu time joga com raça e com o coração. Tolos são aqueles que comparam este Barcelona com os demais. Não caro leitor, este Barcelona é diferente, ninguém tira jogador de lá, ninguém consegue comprar nenhum jogador do time catalão sem que os mesmos queiram e a base segue mantida e a arrogância infelizmente segue adiante.
Por mais fanático que eu sou, admito que o clube da Catalunha seja superior ao SANTOS, sim eu reconheço, mas falar que é algo muito além do que podemos fazer é imbecilidade. Os jogadores brasileiros também podem tocar a bola de um lado para o outro, ter posse de bola, podem sim fazer o mesmo que eles. Eu não quero crer que a defesa com Puyol e Piqué é mesmo impenetrável e que os atacantes brasileiros sejam facilmente marcados. Sim torcedor brasileiro, este Barcelona também peca, cabe alguém apertar na saída de bola e deixar de respeitá-los como estão fazendo.
Em tempos de maiores cotas televisivas e de um momento jamais visto em ações de marketing, torçamos para que este quadro de alta superioridade catalã possa mudar, pois se continuar da maneira que está os europeus irão jogar e caberá a nós apenas acompanhar.
Para dar fim neste artigo, parabenizo o SANTOS FUTEBOL CLUBE por jogar o Mundial de Clubes de maneira legítima, sem convites, sem aberrações e negociatas, como legítimo campeão do seu continente. Sim, este é um triste fim de artigo que transformo em amor ao Clube que me ensinou a amar futebol, clube este que não engana os seus torcedores com um discurso que tem que ter raça, que os jogadores correm pela torcida. Dou fim a este artigo exaltando o maior time da terra, aquele que parou a guerra e que deu ao mundo o maior jogador de todos os tempos. Sim caro SANTISTA, eu não quero ser enganado, nunca me enganei, sou torcedor do SANTOS e continuarei assim até morrer e peço ao SANTOS que continue sendo SANTOS, não o SANTOS de hoje e sim o SANTOS de sempre.

Evandro Amaral Fernandes - Guga

Nenhum comentário:

Postar um comentário