sábado, 23 de abril de 2011

Pedagogia Vivencial ou "moderna", como queiram é o caminho para a Educação nacional?

Em mais uma de minhas pesquisas, despretensiosas e irrelevantes, me deparei com uma termologia muito utilizada entre as escolas privadas e que vem ganhando espaço entre as empresas ligadas a educação e o nome deste método é Pedagogia Vivencial.
Eu sou do tempo em que a criança jogava bola na rua, arrancava os tampões dos dedos no asfalto chutando a bola de capotão e se quer se preocupava com o futuro e qual profissão seguiria, quando chegasse à fase adulta. Embora não seja um tempo tão distante, vivemos um período diferente ao daquele em que vivi em minha infância.
E da mesma forma que o país se modernizou, a Educação foi tomando rumos diferentes, mas utilizar a palavra evolução é fixar um pensamento em apenas em um setor do ensino nacional, ou talvez caia em um caminho errôneo e sem respostas.
Desde as eleições presidenciais de 1989, quando Fernando Collor de Mello chegou ao poder de forma direta e democrática, (embora tenha tido a seu favor um debate editado pela principal emissora brasileira, que manchou aquelas eleições), nosso país passou por transformações que o levaram a uma nova modernidade, de forma bruta e pouco elaborada. Diferente da modernidade adquirida em 1889, com a Proclamação da República e o fim do Império, pois naquele período, às práticas de ensino no Brasil eram totalmente diferentes com a que vivenciamos nas últimas décadas, onde pouquíssimos brasileiros tinham acesso à Educação formal, mas isso são outros “quinhentos”.
Se o progresso tão sonhado pelos liberais estava próximo nas eleições de 1989, então que venha a modernidade. E foi desta forma que a população brasileira absorveu a modernidade e lutou, ou melhor, opinou por ela e ajudou a levar e tirar do poder o caçador de marajás, anexando uma política Neoliberal no topo do poder. Três Presidentes assumiram a Nação, depois da derrocada moral de Collor, sendo um do PMDB, um do PSDB e um do PT, e imagino que tais governantes influenciaram na atual forma de educação no país. Na verdade já são quatro, contando com a Presidenta Dilma, mas ainda é cedo para colocá-la neste bojo.
Para não pegar o caminho da política e das visões governamentais, voltarei ao tema, Pedagogia Vivencial.
Utilizei-me da internet para buscar mais informações sobre a prática pedagógica vivencial e encontrei um depoimento de uma profissional da área e postarei em meu texto um trecho frase da pedagoga.
(...)
Como educadora, posso dizer que observar crianças tornando-se empreendedoras, enfrentando problemas dignos de ‘adultos’, de maneira prazerosa e muito realista, é encantador...
Tatiana Rodrigues - Professora de Ensino Fundamental (...).
Sem fazer críticas ao método utilizado pela Instituição Educacional, que por ética, não citarei o nome da Instituição e tão pouco criticarei à educadora Tatiana Rodrigues, deixo uma questão para que alguém possa me responder em um futuro próximo ou que eu a encontre em alguma pesquisa ou diálogos com colegas conhecedores do tema.
Será que devemos educar os nossos filhos com práticas progressistas e visões capitalistas, impondo metas e os deixando livres para poder escolher determinado tema?
Empreendedorismo é um tema para se abordar com alunos?
Acredito que seja planejado tal método antes de ser implantado, mas tal depoimento foi dado por uma educadora do ensino fundamental. Será que devemos abordar o empreendedorismo com crianças do ensino fundamental?
Finalizando tal reflexão, deixo aqui o meu pesar ao ensino público, pois ainda vemos as vagas em nossas Universidades, saindo em sua esmagadora maioria dos Colégios particulares e espero que em um futuro próximo possamos ver a diferença cair ou que pelo menos os números cheguem próximos um do outro. Citei o ensino público por entender que a pedagogia "moderna" não será utilizada nas escolas públicas, pelo menos de maneira ampla e plena, pois não é de interesse dos neoliberais formarem empreendedores com recursos do Estado, mas sim, mão de obra assalariada.
E se no âmbito privado a Pedagogia "Moderna", voltada ao capitalismo anda em um caminho agradável aos que investem no setor para dar melhor qualidade de ensino aos filhos e fugir do ensino público. Como deveríamos visualizar o ensino público nacional, onde sabemos que os Neoliberais pouco fazem para formar intelectuais ou formadores de opiniões?
Até quando veremos a massa adquirindo uma Educação inadequada?
Deixo os meus questionamentos neste singelo Blog e aviso que a solução para um provável problema não está logo ali.

Evandro Amaral Fernandes - Guga

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