terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Filme: Era uma vez a América

Sinopse:
Era uma vez na América ( Once Upon a Time in America) é um de filme de 1984, do gênero drama, realizado por Sergio Leone e com roteiro baseado no livro de Harry Grey. A música original é de Ennio Morricone.

Principais Personagens:
          Robert de Niro - David Aaronson
          James Woods - Maximillian Bercovicz
          Elizabeth McGovern - Deborah Gelly
          Tuesday Weld - Carol
          Treat Williams - Jimmy O'Donnell
          Joe Pesci - Frankie Monaldi
          Danny Aiello - Chefe de polícia Aiello
          William Forsythe - Philip Stein
          Burt Young - Joe
          James Russo - Bugsy
          Jennifer Connelly - Deborah jovem
Depoimento:
Tratando-se de América onde existe poder e ganância em diversos setores da sociedade, fica cada vez mais nítido no transcorrer do drama policial que Max e Noodles, principais personagens do filme, não teriam a tão sonhada aposentadoria que possivelmente os deixariam livres de assaltos e homicídios.
Abordando o tema com um olhar atual, nota-se que a proibição de um determinado produto não impede que a sociedade não tenha acesso a eles.
Monstros mascarados de mocinhos, os mesmos criados pelo Estado para servirem o poder paralelo, matam, assaltam e estupram, podem ser vistos nas ruas da América ou em ruas dos subúrbios mais próximas. Seria este, um roteiro de um clássico do cinema que tem a sua história discorrida nos anos 30 ou uma canção composta por um gangsta-rap, dos anos 90?.
Dizer que o filme é ótimo e que atores como Robert de Niro, James Woods e Elizabeth Macgovern tiveram uma ótima atuação é “chover no molhado”, pois o filme diz muito mais do que jovens delinqüentes que se tornam grandes criminosos.
Portanto, Era uma vez a América não teve a rubrica do Sergio Leone em um documento qualquer, mas sim toda uma obra cuidadosamente redigida e que faz o telespectador observar o drama de uma maneira histórica e plenamente atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário